Todos os dias nos deparamos com uma infinidade de aromas do mundo ao nosso redor, mas raramente nos perguntamos como esses aromas surgiram. O que faz o cheiro do café pela manhã ser tão gostoso ? Como cada flor pode ter um aroma tão delicado e único ?
Neste post você poderá compreender um pouco mais sobre o universo dos aromas naturais, como são formados, para que são utilizados e muito mais!
O que são Terpenos ?
Os terpenos são os responsáveis pelo aroma ou sabor das mais diversas espécies do mundo vegetal. Além disso, participam do grupo de moléculas naturais que possuem múltiplos benefícios potenciais ao consumo humano.
Uma planta pode apresentar mais de 100 tipos de terpenos em seu perfil aromático. O que isto significa ? Se imagine sentindo o cheiro da flor mais especial do jardim ou de uma fruta suculenta, neste momento, seu nariz esta captando uma mistura única terpenos.
Cada terpeno não é exclusivo de uma única planta, por exemplo, o mirceno pode ser encontrado nas diversas espécies de manga, porém também participa do aroma da maioria das frutas cítricas.
Onde estão ?
Os terpenos podem se formar nas flores, frutos, folhas, caules e raízes das espécies vegetais. Foram descobertos através do estudo da composição de extratos medicinais e óleos essenciais.
Por muito tempo os óleos essenciais foram considerados as "essências" das plantas. Recentemente a tecnologia nos permitiu avaliar e refinar ainda mais os óleos essenciais para que possamos isolar terpenos individuais e outras moléculas.
Quais são os principais Terpenos da Natureza ?
Uma vez que conseguimos avaliar como os aromas são formados e quais são seus componentes, notamos que alguns terpenos geralmente eram predominantes na maioria das plantas. Vamos apresenta-los:
Myrcene: Terpeno frutado e tropical, com notas sugestivas de manga. Pode ser obtido naturalmente de lúpulo, capim-limão, mangas e manjericão.
a-Pinene: Terpeno amadeirado e herbal, com notas de pinho e cedro. Pode ser obtido naturalmente de árvores coníferas e ervas aromáticas, como alecrim e sálvia.
Caryophyllene: Terpeno tenro e adocicado, com notas amadeiradas e levemente picantes. Pode ser obtido naturalmente de especiarias como a pimenta preta e cravo-da-índia.
Limonene: Terpeno cítrico e frutado. Pode ser obtido naturalmente de frutas cítricas como a laranja, o limão e a tangerina.
Humulene: Terpeno tenro e amadeirado, com notas herbais e levemente picantes. Pode ser obtido naturalmente de lúpulo, sálvia, hortelã e gengibre.
Linalool: Terpeno floral e herbal, com notas sugestivas de lavanda.Pode ser obtido naturalmente da menta, cardamomo ou lavanda.
O que fazem ?
Talvez as pessoas não soubessem que estavam usando terpenos na época. Mas quando colocavam lavanda debaixo dos travesseiros para ajudá-las a dormir, elas estavam colhendo os benefícios das propriedades calmantes e relaxantes do linalol.
Ao incluir a pimenta preta na antiga medicina ayurvédica como anti-inflamatório ou para melhorar a digestão. O tempo todo, estavam utilizando as propriedades medicinais do beta-cariofileno .
A questão é que, quer estejamos cientes disso ou não, temos nos beneficiado dos terpenos desde que consumimos a primeira planta.
Como são extraídos ?
Geralmente os terpenos são extraídos através da destilação molecular, mas existem diversas formas de extração e novas tecnologias em ascensão, como as extrações supercríticas.
A produção de terpenos isolados nos permite manipular terpenos específicos para agregar efeitos benéficos a produtos ou receitas. Além de modelar perfis aromáticos de forma natural, com precisão e consistência.
Para que os Terpenos são utilizados ?
Os terpenos são amplamente explorados pelo mundo devido à sua versatilidade de aplicações para aromatização. Devemos ter em mente que os Terpenos são compostos aromáticos que quando inalados, consumidos ou aplicados a outros produtos, aprimoram nossa experiência, influenciando muito os aromas e sabores que sentimos.
Os terpenos podem ser adicionados á: comestíveis, bebidas, tinturas, extratos de plantas, cosméticos ou outros produtos de cuidado pessoal. São utilizados para aprimorar os aromas e sabores das mais variadas receitas e composições
Quando manipulados com precisão, os terpenos podem agregar outros benefícios além dos aspectos sensoriais. Podem apresentar efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos, analgésicos, dentre outros.
Para alcançar os melhores resultados na formulação de um produto ou receita, devemos consultar as referências bibliográficas sobre cada terpeno em específico. Além de trabalhar com profissionais e produtos qualificados.
Porque escolher a Natural Terpenes ? Vivemos imersos neste universo aromático, dos desenvolvedores aos especialistas no atendimento. Trazemos inovação e a mais alta qualidade dos aromas naturais. Todos os nossos produtos são testados em laboratório, com certificação de uso alimentício. É por isso que queremos que pessoas como você tenham a oportunidade de ter uma boa experiência com os Terpenos e suas possibilidades.
Nossa equipe se encontra a disposição para oferecer todo o suporte necessário a aplicação dos Terpenos, seja para produção de cervejas e outras bebidas, comestíveis, alquimias botânicas ou produtos de cuidado pessoal.
Entre em contato conosco se tiver alguma dúvida sobre nossos produtos, como utiliza-los ou outras informações.